Categorias
Comunicados Estágio

COMUNICADO ACADÊMICO 228

Assunto: Finalização das Atividades adaptadas de Estágio Serviço Social

Olá Parceiros e Alunos, espero que estejam bem!

Estamos chegando na reta final para entrega das atividades adaptadas de estágio e gostaria de deixar algumas considerações em relação ao Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social.

O estágio supervisionado em Serviço Social foi inserido na grade curricular como disciplina obrigatória em 1996, com as Diretrizes Curriculares, assim, configura-se como um elemento essencial para plena formação profissional.

Yolanda Guerra (2002) aponta que o estágio supervisionado é onde se constrói a identidade profissional e é marcado por práticas voltadas para o enfrentamento da questão social e suas expressões. Assim, esta atividade curricular deve vislumbrar a formação de profissionais qualificados, capazes de investigar e produzir conhecimentos sobre sua prática dentro de um contexto socioeconômico e político, bem como para compreender e reconstruir o cotidiano. Santana (2012, p.8) explana que:

Considerando o Serviço Social como uma profissão de caráter interventivo face à realidade, a importância do estágio reflete a compreensão de que é no movimento do real que as práticas são gestadas, as possibilidades criadas a partir da inserção para/no exercício do processo de trabalho do Serviço Social.

Ou seja, é no real que problemas são encontrados, assim como é na relação com a realidade se encontram soluções. O estágio é o momento de apreensão deste movimento; da reflexão do fazer; da sistematização das atividades vivenciadas; de pensamento da prática social; é uma forma de apropriação de elementos de crítica.

O Estágio Adaptado devido a COVI19 foi pensando dentro deste contexto, cada Manual foi desenvolvido para que os alunos ao final das atividades consigam articular as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnica-operativa; de problematizar, adquirir o olhar afinado sobre os fenômenos e identificar demandas coletivas.

As atividades deram início no mês de abril onde conforme comunicado acadêmico (188) constavam os critérios para participação das atividades, lembrando que foi facultativo ao aluno a escolha desse modelo instituído pela portaria MEC (GM-PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020). Foram realizados vários encontros ao vivo no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com estudos de caso e participações de Assistentes Sociais explanando sobre os diferentes espaços de atuação, esses encontros foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades. O WhatsApp também foi uma ferramenta importante durante esse processo de aprendizagem.

Agradeço a participação dos alunos, aprendi muito durante esses meses, acredito que o estágio é um momento de coparticipação, pois ser supervisor de estágio é uma troca de saberes.  

Desejo muito Sucesso para vocês!!!

Profa. Elisangela Gois de Souza
Coordenadora do Curso
CRESS/SP: 61.253